JuveBêdê

Setembro 2017

A 25 de Abril deste ano inaugurámos a tão esperada exposição “Juvebêdê – 20 Anos em Imagens”, que esteve patente até 6 de Maio na livraria Ler Devagar em Lisboa. Foi com enorme satisfação que recebemos vários amigos, aficionados de banda desenhada e alguns autores, no dia da inauguração.

Ao longo dos dias da exposição, foram centenas as pessoas que visitaram o espaço e viram as ilustrações inéditas de autores nacionais e internacionais que apresentámos. O acontecimento, como falámos no número anterior, assinalou os 20 anos do nosso fanzine em forma de revista, que publicou o seu n.º 1, precisamente em Abril, corria o ano de 1997.

Nesta edição n.º 69 vamos então mostrar as imagens da nossa exposição e atualizar o que se tem feito na nona arte ao longo dos primeiros meses de 2017, desde publicações a eventos diversos.

Os outros destaques vão para o regresso do World Press Cartoon na sua 12.ª edição, para a 18.ª edição do Cartoon Xira e que incluiu também a exposição “Quino 60 anos de humor”.

Boas leituras!

Vê Aqui: JuveBêDê Nº69

Abril de 2017
 
E assim, sem quase darmos por isso, passaram 20 anos desde a publicação do Juvebêdê número um, em Abril de 1997, que começou por ter apenas quatro páginas, como suplemento do Juvernal, da Associação Juvemedia. Tudo teve início com a paixão do Miguel Coelho pela banda desenhada, partilhada também pelo Carlos Cunha que cedo começou a participar neste fanzine em forma de revista. Mais tarde juntou-se a Alexandra Sousa, na ajuda a traduções, entrevistas e fotografias. Hoje em dia a equipa é composta apenas pela dupla destes dois últimos elementos que com um enorme gosto pela nona arte escrevem e editam a publicação quatro vezes por ano e gerem diariamente o blogue com o mesmo nome, assim como a página do facebook e do Instagram.

Ao longo de duas décadas e 67 edições, o Juvebêdê tem inúmeras recordações para partilhar com os seus leitores. Ilustrações/autógrafos inéditos de grandes autores nacionais e internacionais, fotografias, entrevistas, números especiais, bandas desenhadas inéditas, exposições, momentos inesquecíveis. Algumas destas recordações iremos publicar ao longo das edições deste ano mas muitas delas serão reunidas na exposição Juvebêdê – 20 Anos em Imagens, que estará patente de 25 de Abril a 6 de Maio na Livraria Ler Devagar, na LX Factory, em Lisboa e também neste número especial. É pois com muita satisfação que vos apresentamos as próximas páginas, que constituem para nós um verdadeiro tesouro.

Não podemos deixar de agradecer a todos aqueles que ao longo destes últimos 20 anos colaboraram connosco de alguma forma e que ajudaram a fazer este projecto crescer, desde argumentistas, desenhadores, editores, designers, apoiantes, patrocinadores e outros intervenientes. Obrigado!
 
Vê Aqui: JuveBêDê Nº68

Janeiro de 2017

 

Depois do Amadora BD os amantes de banda desenhada nem tiveram tempo para respirar, pois o final do ano, para além de muitas novidades editoriais trouxe também com ele a Comic Con Portugal. A equipa do Juvebêdê esteve uma vez mais presente para mostrar aos seus leitores o que por lá se passou: a loucura do Cosplay, os Galardões de BD, a converso com Achdé (o actual desenhador de Lucky Luke), os vários autores, os autógrafos, as novidades editoriais e muitas outras coisas. Tudo para verem nas próximas páginas, para além das nossas outras rubricas habituais e ainda duas exposições em falta do Amadora BD.

A próxima edição em Abril será especial, porque irá assinalar os 20 anos do Juvebêdê, acontecimento que terá direito a uma exposição, da qual daremos nota muito em breve na nossa página do facebook e no blogue.

Para já queremos desejar-vos boas leituras e que o vosso 2017 seja excelente e com uma futura boa história para contar!

 

Vê Aqui: JuveBêDê Nº67

Novembro de 2016

 

Neste número 66 do Juvebêdê, damos destaque à 27.ª edição do Festival Internacional de Banda Desenhada – AmadoraBD 2016, que decorreu de 21 de Outubro a 6 de Novembro e que este ano teve como tema o Espaço e o Tempo. Como sempre, apresentamos a nossa reportagem fotográfica e as nossas impressões sobre o evento. Voltámos também ao passado, para lembrar algumas das BD’s da nossa estante e recomendamos vários filmes de animação que vale a pena ver. Na próxima edição, dedicaremos várias páginas à Comic Con Portugal e à conversa com Achdé, o actual desenhador de Lucky Luke. Prometemos voltar muito em breve com mais novidades e sugestões de leituras.

 

Vê Aqui: JuveBêDê Nº66

Outubro de 2016

 

E cá estamos nós de volta com mais uma edição, no mês mais agitado do ano em Portugal no que toca ao mundo dos quadradinhos. Porque se inicia mais uma edição do AmadoraBD (da qual iremos de falar na próxima edição), porque foi editado o tão falado novo livro “Os 12 trabalhos de Astérix” e porque com o Natal a aproximar-se, são muitas as novidades que vão aparecendo. Do nosso lado, para além das rúbricas habituais, realçamos, como todos os anos, a exposição de ilustração das sardinhas, levada a cabo pela EGEAC. Publicamos em jeito de homenagem, um desenho feito por Ted Benoît (1947-2016), autor de banda desenhada falecido recentemente. Porém, o nosso maior destaque vai para uma das mais interessantes entrevistas que já fizemos até hoje: estivemos à conversa com o mestre José Ruy, figura ímpar da banda desenhada nacional. Esperemos que gostem tanto como nós, de conhecer com maior detalhe, o percurso deste grande autor e desenhador. Prometemos voltar em breve, ainda este ano, com mais novidades e sugestões de leituras.

 

Vê Aqui: JuveBêDê Nº65

Julho de 2016

 

Estamos de volta com o primeiro Juvebêdê de 2016 com muito atraso e já preparados para o próximo número! Mas vamos focar-nos nesta edição, onde destacamos a Ilustrarte 2016 – VII Edição da Bienal Internacional de Ilustração para a Infância, que teve uma exposição patente no Museu da Electricidade como acontece de dois em anos. Para além das novidades que os primeiros meses do ano trouxeram ao mundo dos quadradinhos, animação e ilustração, destacamos ainda o lançamento do livro “Os Doze de Inglaterra”, obra-prima de Eduardo Teixeira Coelho, que foi pela primeira vez publicada em álbum, pelas mãos do Mestre José Ruy e da editora Gradiva. Para os nostálgicos iniciamos uma nova rubrica intitulada “JuveBD da Estante”, onde vamos recordar álbuns editados há muitos anos! Prometemos voltar em breve e até lá, desejamos boas leituras e boas férias!

 

Vê Aqui: JuveBêDê Nº64