×

Alerta

JUser: :_load: Não foi possível carregar o utilizador com o ID: 434

Comunidade em Ação

“No seio da nossa vida encontramos os mais diversos propósitos: lavamos os dentes para não ter cáries nem mau hálito, bebemos água para não morrermos desidratados, vamos ao cinema para nos divertirmos. Mas para que esses propósitos possam dar sentido à nossa vida têm de ter valor. Se for apenas o raio de um propósito a seguir ao outro, nenhum tendo particularmente valor a nossa vida será destituída de sentido. É nesta acepção que por vezes se sente que a nossa vida é apenas uma cega corrida de ratos”

in "Filosofia em Direto de Desidério Murcho"

Objectivos Globais:

  1. Contribuir para que os jovens portugueses adiram gradualmente a aspectos de cidadania da qual andam arredados. Portugal como muitos países do sul da Europa é um país com pouca tradição associativa. A acrescentar a este problema, a credibilidade dos cidadãos em relação a muitas instituições e à política em geral deve exigir de nós uma reflexão profunda. A sociedade só muda se nós mudarmos e é esta a premissa que orienta todos os objetivos desta área de projetos.
  2. Contribuir para que Portugal suba no ranking da participação individual em assuntos da comunidade, onde nos encontramos a meio da tabela em termos europeus. Muitas vezes vemos referido que a Democracia é um assunto local. E isso devido ao facto de existir a ideia de que o individuo é mais movido por assuntos próximos que tenham impacto na sua vida direta. Se isso é verdade, é também verdade que devemos atuar no sentido de sensibilizar os jovens para outros assuntos da Grande Comunidade, a comunidade que não termina na nossa rua. A comunidade que se estende para outras regiões, outros países.  Por mais longe que tivermos os problemas dizem-nos respeito e temos por isso de contribuir para formar ideias, opiniões consciências. Desenvolver atividades que mobilizem jovens e a sua consciência, para que eles possam assumir mais plenamente a sua cidadania. As ações desta área serão centradas nos seguintes conteúdos:
    a) Ética
    b) Exclusão Social
    c) Violência Doméstica
    d) Voluntariado
    e) Participação e Inovação Social
  3. Consolidar uma das mais dinâmicas e promissoras áreas da Associação e que se liga intimamente ao desenvolvimento da nova missão da nossa Associação.

 

Descrição da Área/Projeto #2: Comunidade em Ação

Durante todo o ano de 2016 a Associação Juvemedia propõe-se organizar um plano integrado de conteúdos ligados à participação do individuo na vida social e comunitária. Esse grande projeto/área irá desenvolver-se nos cinco capítulos referidos nos Objetivos Globais. Queremos assim privilegiar a profundidade e o alcance de longa duração dos projetos. Só assim acreditamos ter efeitos reprodutores e indutores da mudança. A maioria das ações acontecerá em diferentes pontos do país pois queremos desenvolver em parceira esta área. Ocasionalmente alguns conteúdos serão apresentados e desenvolvidos pelas entidades parceiras da Associação. Queremos que esta área seja uma das mais ricas e mobilizadoras do nosso plano de atividades pelo que iremos usar diferentes modelos de dinamização ao longo do ano como sejam meios audiovisuais, palestras e debates e concursos envolvendo jovens individuais, associações, escolas e outras instituições.