×

Alerta

JUser: :_load: Não foi possível carregar o utilizador com o ID: 533
JuveBêDê 79

JuveBêDê 79

Maio 2020

 

Não é fácil escrever este editorial, nem é fácil esta época em que vivemos. Com atrasos provocados por contingências diversas, a conclusão desta edição do Juvebêdê, datada de Dezembro de 2019, dá-se em plena fase de quarentena nos primeiros meses de 2020. Nesta enorme cambalhota que deu a nossa vida, tanto ao nível pessoal como profissional, todos estamos a reinventar-nos e no mundo da banda desenhada não será diferente. No panorama nacional, autores, ilustradores, editores e livrarias (principalmente as mais pequenas e especializadas) estão a ver-se a braços com uma enorme crise e a tentar sobreviver. Mais do que nunca temos de nos ajudar uns aos outros, deixar cair picardias e rivalidades e fazer tudo para que a nona arte em Portugal se mantenha e retome um caminho positivo. Isso passa por divulgar o trabalho de quem se dedica ao mundo dos quadradinhos, por comprar livros online, por apoiar e incentivar quem está mais frágil. Vamos a isso?

Quanto a este número 79, embora já fora de época, não podemos deixar de publicar a nossa reportagem sobre a 30.ª edição do Amadora BD, de onde destacamos a presença de Ruben Pellejero, com quem estivemos à conversa no auditório a convite da Arte de Autor. Claro que mantemos as sugestões de leitura de edições recentes, as rúbricas habituais e um artigo assinado por Miguel Cruz.

Apenas uma nota sobre um assunto que falaremos noutra edição. O falecimento de Uderzo em plena pandemia a 24 de Março de 2020 deixou-nos também mais pobres. Mas com um profundo sentimento de gratidão pela herança que nos deixou e pelos momentos que nos proporcionou.

Boas leituras!

 

Vê Aqui: JuveBêDê Nº79