×

Alerta

JUser: :_load: Não foi possível carregar o utilizador com o ID: 533

JuveBêdê

Novembro 2021

 

 

Mais do que qualquer outro, a exposição “Hergé”, patente na Fundação Calouste Gulbenkian em Lisboa, é o grande acontecimento do ano em Portugal, no que diz respeito ao mundo da Banda Desenhada. Por isso vai para ela o destaque desta edição, ainda para mais porque tivemos o prazer de a visitar em primeira mão, na véspera da sua inauguração, guiados pelos seus curadores Ana Vasconcelos (Gulbenkian) e Nick Rodwell (Moulinsart).

Como não podia deixar de ser, destacamos ainda a 32.ª edição do Festival Amadora BD, que voltou ao formato presencial e se apresentou com muitas mudanças e, também, um dos grandes acontecimentos editoriais de 2021, o álbum mais recente de Astérix, merece maior visibilidade.

Para além destes grandes eventos, o n.º 86 do Juvebêdê apresenta as rúbricas habituais, novidades editoriais, notícias breves, galeria e a crónica assinada por Miguel Cruz.

Boas leituras e até breve!

 Vê Aqui: JuveBêDê Nº86

Outubro 2021

 

O Festival Internacional de BD de Beja voltou a abrir as portas e, para além de ter sido mais uma excelente edição (a 16.ª), foi também um enorme sucesso no que toca a boa disposição, pois era bem visível a felicidade de todos ao voltar a estar presencialmente num evento de Banda Desenhada.

Neste número do Juvebêdê, contamos e mostramos o que por lá vimos no primeiro fim de semana, em que finalmente pudemos comparecer desde a primeira hora. Parabéns ao Paulo Monteiro que é a alma deste evento com caraterísticas únicas.

Falamos ainda no World Press Cartoon, iniciativa que vai já na sua 16.ª edição e que cuja exposição e cerimónia de entrega de prémios decorreu novamente na cidade das Caldas da Rainha e ainda dos vencedores do concurso das SARDINHAS 2021, que infelizmente este ano não teve exposição.

Estamos agora a entrar num período do ano muito agitado no mundo da nona arte, com muitos lançamentos e novidades e, por isso, não faltarão leituras para os próximos meses.

Por aqui continuaremos a mostrar-vos tudo o que lemos, vimos e assistimos. Até breve!

 Vê Aqui: JuveBêDê Nº85

Julho 2021

 

Fechámos a última edição de 2020 com CartoonXira e o tema volta a ter destaque na primeira edição de 2021. A coincidência tem a ver com a pandemia ter trocado as voltas disto tudo, pois no ano passado a exposição foi adiada de Maio para Outubro e este ano retomou as datas habituais.

Este acontecimento, todos os anos apresenta uma excelente exposição com os melhores cartoons do ano com trabalhos de cartoonistas portugueses e em simultâneo uma exposição paralela com trabalhos de um artista estrangeiro convidado. Este ano o homenageado foi o escocês Ross Thomson (Rosstoons). Para além disso, a organização apresentou uma outra exposição do grego Michael Kountouris, intitulada “Europa à vista?”

Nesta primeira fase de 2021 em que todos voltámos a recolher dentro de portas, mas que agora tentamos retomar alguma normalidade, o mundo da BD e do Cartoon manteve-se vivo e a fervilhar de actividade e novidades e espelhamos isso neste número do Juvebêdê, com os novos livros no mercado e as nossas rúbricas habituais.

 Vê Aqui: JuveBêDê Nº84

Dezembro 2020

 

Mais uma vez com atraso, com esta edição chegam ao fim os principais acontecimentos editoriais e não só, no que diz respeito ao mundo da banda desenhada e ilustração, do ano de 2020.
Um ano absolutamente fora do normal, que fez com que todos nós nos tivéssemos de reinventar, e no que toca à nona arte não foi diferente. Conforme já tivemos oportunidade de dizer em edições anteriores, os autores, as editoras, os livreiros, não tiveram uma vida fácil, chegando até alguns negócios, lamentavelmente, de ter de fechar as suas portas. Porém, felizmente outros conseguiram sacudir a poeira e não vergar perante as adversidades, proporcionando aos leitores e fãs de banda desenhada excelentes edições, lançamentos virtuais, projectos online, canais de venda alternativos.
Neste último número de 2020, falamos da exposição CartoonXira que foi adiada de Maio para Outubro, do Amadora BD que foi realizado em formato virtual e da edição especial e comemorativa dos 25 de Alice, icónica personagem criada por Luís Louro, autor que tem, mais recentemente, mostrado um dinamismo ímpar. Por fim para além da rubricas habituais como a crónica de Miguel Cruz, livros em destaque editados em português, notícias breves e o regresso da BD na estante, teremos ainda um artigo da autoria de Miguel Coelho sobre uma revista especial de nome SHONEN JUMP, um título de uma revista semanal de Mangá, lançada no Japão, em Julho de 1968, há precisamente 52 anos. Por isso boas leituras!

 Vê Aqui: JuveBêDê Nº83

Novembro 2020

Voltamos com mais uma edição do Juvebêdê. Apesar deste ano não termos tido nem Festival de Beja, nem Comic Con, nem Amadora BD (pelo menos nas suas versões presenciais), a verdade é que as editoras têm estado muito activas e as novidades não param de chegar no que toca a excelentes novelas gráficas e novos livros de banda desenhada. Claro que falaremos nesta edição sobre os lançamentos mais recentes, tal como mantemos as rúbricas habituais.
Para além disso, damos destaque a mais uma edição da World Press Cartoon, que aconteceu mesmo (ainda que numa data diferente) e a duas celebrações de aniversários especiais: os 70 anos dos Peanuts (Charlie Brown, Snoopy e companhia) e os 35 anos de Calvin & Hobbes. Por um lado, celebrações, por outro lado mais uma enorme perda no mundo da nona arte, a morte de Quino, o “pai” da Mafalda, genial autor de que falamos nesta edição.

Boas leituras!

 Vê Aqui: JuveBêDê Nº82

Setembro 2020

E eis-nos de volta, com a segunda edição do Juvebêdê de 2020. Num ano fora do normal, como já tivemos a oportunidade de falar na última edição, não deixámos de estar deste lado, atentos a tudo o que se passa pela nona arte, mundo do cartoon, ilustração e animação. Os momentos não são fáceis, mas editores, autores, desenhadores não têm baixado os braços e comportam-se como gauleses da aldeia de Astérix: irredutíveis, como podem ver nas dezenas de novidades editadas que aqui comentamos neste Juvebêdê.
Nesta edição, como dissemos anteriormente, damos nota das muitas novidades editoriais que foram surgindo, mantendo as rubricas habituais como a Galeria, a crónica por Miguel Cruz. Acrescentamos a reportagem de duas exposições que fomos ver – “Tim Burton - As Marionetas de Animação” e “Morro da Favela”. Por fim o regresso da BD nesta edição, com destaque para uma banda desenhada de três páginas a cores, com o título “O Chapéu das Ideias” da autoria de Daniela Barros.

Boas leituras!

 Vê Aqui: JuveBêDê Nº81