×

Alerta

JUser: :_load: Não foi possível carregar o utilizador com o ID: 533

JuveBêdê

Outubro 2019

Cá estamos nós com mais um número do Juvebêdê e com tanto para contar, principalmente sobre as exposições que fomos ver. Falamos de mais uma edição da Cartoon Xira e também de duas outras exposições que visitámos no Museu Bordalo Pinheiro: “Semana Ilustrada” e Benjamin Rabier – Ilustrações para o Romance da Raposa”.

Damos ainda destaque a mais uma edição do World Press Cartoon e aos 50 anos de Tintin na Lua.

Como sempre damos conta das várias novidades editoriais que têm vindo a ser publicadas e outras notícias sobre o universo da banda desenhada e muito mais!

Boas leituras!

Vê Aqui: JuveBêDê Nº77

Julho 2019

Este número 76 do Juvebêdê leva-nos de Coimbra a Beja: em Março estivemos na 4.ª edição da mostra Coimbra BD que, entre variada programação, teve como atracção principal o autor Étienne Schréder e em Junho rumámos ao Alentejo, para o XV Festival Internacional de BD de Beja, evento que cresce e melhora de ano para ano, com mais e melhores exposições e atrações, destacando-se a presença de autores de renome. Nesta edição, falamos ainda de Geraldes Lino, que nos deixou em Fevereiro e da homenagem que lhe foi feita e também da exposição da Ovelha Choné, ou melhor, A Magia dos Estúdios Aardman, que esteve patente no Museu da Marioneta.

Temos, por isso, muita coisa para vos contar e mostrar, para além das habituais rubricas e dos muitos lançamentos de novidades editoriais que aconteceram face a todos estes eventos ligados ao mundo da banda desenhada, ilustração, cartoon e cinema

Boas leituras!

Vê Aqui: JuveBêDê Nº76

Março 2019

Depois da Comic Con de Setembro, no final de Outubro e princípio de Novembro o mundo da banda desenhada teve, como de costume, mais uma edição do Amadora BD. A edição de 2018 esteve envolta de comentários pouco positivos sobre a inércia da organização mas ainda assim, um evento como este, não deixa de ter destaque pelas exposições, autores presentes e novidades editoriais que foram anunciadas por ocasião do festival. A ver vamos como será a edição dos 30 anos desta iniciativa da Câmara Municipal da Amadora.

Para já resta-nos esperar e desejar que 2019 seja fértil em novas publicações e exposições no mundo da BD, num ano em que se celebram aniversários emblemáticos como os 90 anos de Tintin, 60 anos de Astérix e os 50 anos de Comanche. Também no campo do cinema de animação e outros filmes, prevê-se um ano em cheio com o Astérix, Rei Leão, Dumbo, Pikachu, Hellboy, Capitão Marvel, Toy Story 4, Lego 2, Pets 2, Frozen 2, Aladino, entre muitos outros.

Boas leituras e bons filmes!

Vê Aqui: JuveBêDê Nº75

Dezembro 2018

O grande destaque desta edição vai para a Comic Con Portugal e para as grandes mudanças que o evento teve este ano. Desta vez a equipa do Juvebêdê acompanhou os quatro dias e não perdeu pitada. Sessões de autógrafos, conversas com autores, ante-estreias, teatro, gaming, cosplay e as experiências mais diversas. Tudo isto num só evento de características únicas que captou ainda mais visitantes e bateu o record com quase 109.000 visitantes!

Dentro da Comic Con destacamos a conversa com o autor Mauricio de Sousa, que atraiu dezenas de fãs. Para além de outras novidades no mundo da nona arte, este número conta ainda com nova participação de Miguel Cruz com o seu artigo “O Mundo à nossa volta e o nosso Mundo”.

Boas leituras!

Vê Aqui: JuveBêDê Nº74

Setembro 2018

Vieram sardinhas de todo o mundo, vieram trabalhos de cartoonistas de todos os continentes. A verdade é que este Verão foi muito animado no que toca a exposições de ilustrações e cartoons. Prova disso é o êxito alcançado por mais uma edição da exposição das Sardinhas, este ano com o mote “Salvem a Sardinha!” e pela 13.ª edição do World Press Cartoon.

É por isso que neste número damos destaque a estas duas exposições, não sem antes vos mostrar outras novidades e lançamentos no mundo da banda desenhada em Portugal e no estrangeiro, e ainda um artigo de Miguel Cruz com o título “Desenvolvimento Sustentável: a BD como meio de sensibilização”.

E quase a encerrar o Verão tivemos a Comic Con Portugal e a equipa do Juvebêdê esteve lá todos os dias. Mas isso fica para a próxima edição.

Boas leituras!

Vê Aqui: JuveBêDê Nº73

Julho 2018

Regressamos finalmente com a nossa primeira edição de 2018 mas para compensar, vem recheada de acontecimentos ligados à banda desenhada.

No primeiro semestre regressámos a Angoulême, por ocasião da 45.ª edição daquele que é considerado o maior festival de banda desenhada da Europa (nesta edição com Cosey como o autor em destaque), visitámos a Cartoon Xira que este ano mudou de local e rumámos a Beja, para visitar as exposições do XIV Festival Internacional de Banda Desenhada.

Esta edição conta, portanto, com as respectivas reportagens destes eventos, mas também com as rubricas habituais e com um artigo, da autoria de Miguel Cruz, intitulado “Histórias de Maio (maduro?)” que nos leva numa viagem por vários livros sobre o tema de Maio de 68.

Boas leituras!

Vê Aqui: JuveBêDê Nº72