×

Alerta

JUser: :_load: Não foi possível carregar o utilizador com o ID: 533

JuveBêdê

Dezembro 2020

 

Mais uma vez com atraso, com esta edição chegam ao fim os principais acontecimentos editoriais e não só, no que diz respeito ao mundo da banda desenhada e ilustração, do ano de 2020.
Um ano absolutamente fora do normal, que fez com que todos nós nos tivéssemos de reinventar, e no que toca à nona arte não foi diferente. Conforme já tivemos oportunidade de dizer em edições anteriores, os autores, as editoras, os livreiros, não tiveram uma vida fácil, chegando até alguns negócios, lamentavelmente, de ter de fechar as suas portas. Porém, felizmente outros conseguiram sacudir a poeira e não vergar perante as adversidades, proporcionando aos leitores e fãs de banda desenhada excelentes edições, lançamentos virtuais, projectos online, canais de venda alternativos.
Neste último número de 2020, falamos da exposição CartoonXira que foi adiada de Maio para Outubro, do Amadora BD que foi realizado em formato virtual e da edição especial e comemorativa dos 25 de Alice, icónica personagem criada por Luís Louro, autor que tem, mais recentemente, mostrado um dinamismo ímpar. Por fim para além da rubricas habituais como a crónica de Miguel Cruz, livros em destaque editados em português, notícias breves e o regresso da BD na estante, teremos ainda um artigo da autoria de Miguel Coelho sobre uma revista especial de nome SHONEN JUMP, um título de uma revista semanal de Mangá, lançada no Japão, em Julho de 1968, há precisamente 52 anos. Por isso boas leituras!

 Vê Aqui: JuveBêDê Nº83

Novembro 2020

Voltamos com mais uma edição do Juvebêdê. Apesar deste ano não termos tido nem Festival de Beja, nem Comic Con, nem Amadora BD (pelo menos nas suas versões presenciais), a verdade é que as editoras têm estado muito activas e as novidades não param de chegar no que toca a excelentes novelas gráficas e novos livros de banda desenhada. Claro que falaremos nesta edição sobre os lançamentos mais recentes, tal como mantemos as rúbricas habituais.
Para além disso, damos destaque a mais uma edição da World Press Cartoon, que aconteceu mesmo (ainda que numa data diferente) e a duas celebrações de aniversários especiais: os 70 anos dos Peanuts (Charlie Brown, Snoopy e companhia) e os 35 anos de Calvin & Hobbes. Por um lado, celebrações, por outro lado mais uma enorme perda no mundo da nona arte, a morte de Quino, o “pai” da Mafalda, genial autor de que falamos nesta edição.

Boas leituras!

 Vê Aqui: JuveBêDê Nº82

Setembro 2020

E eis-nos de volta, com a segunda edição do Juvebêdê de 2020. Num ano fora do normal, como já tivemos a oportunidade de falar na última edição, não deixámos de estar deste lado, atentos a tudo o que se passa pela nona arte, mundo do cartoon, ilustração e animação. Os momentos não são fáceis, mas editores, autores, desenhadores não têm baixado os braços e comportam-se como gauleses da aldeia de Astérix: irredutíveis, como podem ver nas dezenas de novidades editadas que aqui comentamos neste Juvebêdê.
Nesta edição, como dissemos anteriormente, damos nota das muitas novidades editoriais que foram surgindo, mantendo as rubricas habituais como a Galeria, a crónica por Miguel Cruz. Acrescentamos a reportagem de duas exposições que fomos ver – “Tim Burton - As Marionetas de Animação” e “Morro da Favela”. Por fim o regresso da BD nesta edição, com destaque para uma banda desenhada de três páginas a cores, com o título “O Chapéu das Ideias” da autoria de Daniela Barros.

Boas leituras!

 Vê Aqui: JuveBêDê Nº81

Julho 2020

De uma forma repentina todos nós tivemos de nos reinventar e viver de uma forma diferente e muitas foram as profissões e sectores de actividade que tiveram de proceder a diversas alterações no seu funcionamento. Também no que toca à banda desenhada, cartoons e ilustrações, foram muitas as coisas que mudaram. Houve eventos que foram cancelados, projectos adiados, as livrarias que fecharam, as editoras tiveram de apostar nas vendas online, mas apesar da crise não baixaram os braços e continuaram com o seu plano de publicações. Quanto aos autores, aproveitaram da melhor forma o tempo de isolamento e não pararam de criar. Fizeram nascer novas personagens e projectos e muitos deles mostramos nesta edição. Também tivemos a triste notícia da morte de Uderzo (1927-2020), criador do universo Astérix em parceria com Goscinny (1926-1977). Por isso aqui fica a nossa homenagem com a capa deste Juvebêdê 80, onde Astérix e Obélix combatem o coronavírus, e que em 2017 já combatiam a sua existência no álbum Astérix e a Transitálica, em jeito de personagem (ver imagem nesta página). A luta continua Uderzo! Sobre o futuro mais próximo, estamos na expectativa do que para aí virá, mas fazemos votos que o sector se aguente, que as editoras, desenhadores e argumentistas consigam sobreviver a esta tempestade.

Também por aqui não parámos e continuámos a marcar presença diariamente no blog e nas redes sociais, partilhando as novidades que íamos vendo e que nos iam chegando. Conseguimos ter tempo para fechar a última edição com data de 2019 e a começar a escrever esta, a primeira de 2020, onde chegámos a um número redondo, o 80. Esperamos que gostem!

Boas leituras!

 Vê Aqui: JuveBêDê Nº80

Maio 2020

 

Não é fácil escrever este editorial, nem é fácil esta época em que vivemos. Com atrasos provocados por contingências diversas, a conclusão desta edição do Juvebêdê, datada de Dezembro de 2019, dá-se em plena fase de quarentena nos primeiros meses de 2020. Nesta enorme cambalhota que deu a nossa vida, tanto ao nível pessoal como profissional, todos estamos a reinventar-nos e no mundo da banda desenhada não será diferente. No panorama nacional, autores, ilustradores, editores e livrarias (principalmente as mais pequenas e especializadas) estão a ver-se a braços com uma enorme crise e a tentar sobreviver. Mais do que nunca temos de nos ajudar uns aos outros, deixar cair picardias e rivalidades e fazer tudo para que a nona arte em Portugal se mantenha e retome um caminho positivo. Isso passa por divulgar o trabalho de quem se dedica ao mundo dos quadradinhos, por comprar livros online, por apoiar e incentivar quem está mais frágil. Vamos a isso?

Quanto a este número 79, embora já fora de época, não podemos deixar de publicar a nossa reportagem sobre a 30.ª edição do Amadora BD, de onde destacamos a presença de Ruben Pellejero, com quem estivemos à conversa no auditório a convite da Arte de Autor. Claro que mantemos as sugestões de leitura de edições recentes, as rúbricas habituais e um artigo assinado por Miguel Cruz.

Apenas uma nota sobre um assunto que falaremos noutra edição. O falecimento de Uderzo em plena pandemia a 24 de Março de 2020 deixou-nos também mais pobres. Mas com um profundo sentimento de gratidão pela herança que nos deixou e pelos momentos que nos proporcionou.

Boas leituras!

 

Vê Aqui: JuveBêDê Nº79

Dezembro 2019

 

Depois de um intervalo onde tanto aconteceu neste universo da banda desenhada, ilustração, cartoon e animação, regressamos para vos mostrar o que andámos a ver. No início do Verão, como todos os anos, fomos à exposição das Sardinhas, este ano com o mote “100% Sardinha”. Quase a chegar ao Outono foi a vez de rumarmos ao Passeio Marítimo de Algés, para mais uma edição da Comic Con Portugal, onde passámos por várias experiências, para além do contacto com autores de banda desenhada. Tudo isto destacamos neste número do Juvebêdê e ainda o mais recente álbum de Astérix - “A Filha de Vercingétorix” – lançado em Outubro, sendo a 38.ª aventura da série.

Para além de tudo isto, e como em todas as nossas edições, damos nota das várias novidades editoriais e outras notícias do mundo da nona arte.

Boas leituras!

 

Vê Aqui: JuveBêDê Nº78