×

Alerta

JUser: :_load: Não foi possível carregar o utilizador com o ID: 533

JuveBêdê

Janeiro 2023

 

 

World Press Cartoon e, claro, a 33.ª edição do Festival Amadora BD são os destaques desta edição. Duas iniciativas e duas grandes referências que se revestem de grande importância no nosso país (e não só) nas temáticas do cartoon e da Banda Desenhada. Às duas desejamos um futuro risonho. A primeira porque foi o último ano em que a exposição decorreu nas Caldas da Rainha e não se sabe ainda qual o próximo local que irá acolher a iniciativa e a segunda porque o Amadora BD deve continuar a ser reconhecido como um grande evento da nona arte e merece ser tratado como tal, bem organizado e bem comunicado. Assim esperamos.

Claro que este nosso número 90 tem ainda as rúbricas habituais de notícias e edições de Banda Desenhada em Portugal, entre Julho e Setembro (os lançamentos foram tantos que não estão em dia!). Contamos ainda com a crónica de Miguel Cruz, que nos traz sempre excelentes leituras lá de fora e um autógrafo (s) especial na Galeria de Afonso e Chico a completar.

Divirtam-se e boas leituras!

Boas leituras e até breve!

 Vê Aqui: JuveBêDê Nº90

Novembro 2022

 

 

Caros amigos, confessamos que esta edição não foi fácil de preparar. Tendo em conta que a nossa primeira revista do ano foi uma edição especial dedicada ao nosso 25.º aniversário, onde publicámos 30 desenhos comemorativos, que nos foram enviados por autores nacionais e internacionais, acumularam-se muitas notícias de que vos queríamos falar.

Assim, tivemos de reunir artigos sobre todos os livros, lançados desde Janeiro até Junho e ainda ter espaço para falar de dois de três grandes eventos da Banda Desenhada e do Cartoon: o incontornável Festival de Beja (a 17.ª edição) e o CartoonXira, ficando o World Press Cartoon 2022 para o próximo número.

A nossa dificuldade resulta de um facto muito positivo: a grande quantidade de livros publicados no mercado nacional é prova de que as editoras estão a apostar forte na BD e isso é motivo de grande satisfação para quem, como nós, é aficionado da nona arte. Portanto, muita matéria para o mesmo número de páginas, uma enorme ginástica editorial, onde também não pôde faltar a já habitual crónica de Miguel Cruz sobre as suas leituras.

Agora vamos aquecer os motores para o que nos reservam os últimos meses do ano, com o Amadora BD, a Comic Con e certamente muitos novos livros.

Boas leituras e até breve!

 Vê Aqui: JuveBêDê Nº89

Julho 2022

 

Este ano celebramos 25 anos. Um quarto de século a escrever sobre Banda Desenhada, por amor a esta arte dos quadradinhos que nos continua a apaixonar. Há cinco anos, quando celebrámos o nosso 20.º aniversário, organizámos uma exposição, onde reunimos mais de 60 autógrafos desenhados que fomos angariando ao longo do tempo. Esses mesmos desenhos foram divulgados numa edição especial.


Passados cinco anos, temos mais autógrafos para mostrar, mas temos vindo a fazê-lo a cada número que editamos. Por isso, e porque não queríamos repeti-los, mostramos nesta edição das nossas “bodas de prata” outros desenhos muito especiais. Desenhos que nos foram chegando, alusivos especificamente ao nosso aniversário, enviados por inúmeros autores, nacionais e estrangeiros, que responderam ao nosso desafio. Quem deu o mote foi o Derradé, que se antecipou e, em Outubro de 2021, no Amadora BD, a antever esta data especial, nos fez um desenho comemorativo.


Acrescentámos nesta edição um pouco da nossa história, o testemunho de Miguel Coelho, o criador do Juvebêdê e um texto do Miguel Cruz, que tem vindo a colaborar connosco nestes últimos anos com as suas fantásticas crónicas.


Resta-nos agradecer a todos os que nos acompanham desse lado e nos ajudam com os vossos comentários e sugestões e às entidades como a Câmara Municipal de Lisboa e as empresas Marmedsa Agência Marítima (Portugal) e Go Create, que continuam a apoiar este projecto, além das editoras e dos seus autores.


 Vê Aqui: JuveBêDê Nº88

Abril 2022

 

Neste número concluímos o que de mais importante se passou no final de 2021, em matéria de eventos, lançamentos e outras novidades. Como é por demais evidente, o destaque vai para o
regresso da Comic Con, uma edição que, para não variar, esteve envolta de polémica, devido ao seu modelo híbrido (indoor e outdoor) e organização com restrições difíceis em tempos de
pandemia, mas que em compensação (para nós) teve o melhor cartaz de sempre, na área da Banda Desenhada. A fotografia que escolhemos para a capa pareceu-nos retratar muito bem
o evento e a actualidade. Uma mulher vestida de Super-Homem (porque não? Se até o slogan das edições anteriores foi “be whatever you want” e muito se fala na igualdade de género).
Também escolhemos a imagem, pois o Cosplay é uma as vertentes mais impactantes da Comic Con. E por último, porque temos uma super-heroína de máscara. Já agora, se alguém
conhecer esta senhora, gostaríamos de contactá-la para lhe oferecer este número do Juvebêdê e agradecer-lhe a possibilidade de a termos fotografado. Não nos vamos alongar muito mais
neste editorial pois podem ler o texto no interior com a nossa opinião e todos os pormenores da nossa participação (tivemos o grato prazer de apresentar o painel do Miguelanxo Prado), mas
não podemos deixar de falar no Filipe Melo e no Juan Cavia, dupla que protagonizou um dos momentos mais bonitos do evento e com quem tivemos o prazer de estar à conversa e de ter
conseguido uma entrevista que aqui transcrevemos.

Para além da Comic Con, e como em todas as edições, este n.º 87 contém as rúbricas habituais, novidades editoriais, notícias breves, galeria e a crónica assinada por Miguel Cruz.

Boas leituras e até breve!

 Vê Aqui: JuveBêDê Nº87

Novembro 2021

 

Mais do que qualquer outro, a exposição “Hergé”, patente na Fundação Calouste Gulbenkian em Lisboa, é o grande acontecimento do ano em Portugal, no que diz respeito ao mundo da Banda Desenhada. Por isso vai para ela o destaque desta edição, ainda para mais porque tivemos o prazer de a visitar em primeira mão, na véspera da sua inauguração, guiados pelos seus curadores Ana Vasconcelos (Gulbenkian) e Nick Rodwell (Moulinsart).

Como não podia deixar de ser, destacamos ainda a 32.ª edição do Festival Amadora BD, que voltou ao formato presencial e se apresentou com muitas mudanças e, também, um dos grandes acontecimentos editoriais de 2021, o álbum mais recente de Astérix, merece maior visibilidade.

Para além destes grandes eventos, o n.º 86 do Juvebêdê apresenta as rúbricas habituais, novidades editoriais, notícias breves, galeria e a crónica assinada por Miguel Cruz.

Boas leituras e até breve!

 Vê Aqui: JuveBêDê Nº86

Outubro 2021

 

O Festival Internacional de BD de Beja voltou a abrir as portas e, para além de ter sido mais uma excelente edição (a 16.ª), foi também um enorme sucesso no que toca a boa disposição, pois era bem visível a felicidade de todos ao voltar a estar presencialmente num evento de Banda Desenhada.

Neste número do Juvebêdê, contamos e mostramos o que por lá vimos no primeiro fim de semana, em que finalmente pudemos comparecer desde a primeira hora. Parabéns ao Paulo Monteiro que é a alma deste evento com caraterísticas únicas.

Falamos ainda no World Press Cartoon, iniciativa que vai já na sua 16.ª edição e que cuja exposição e cerimónia de entrega de prémios decorreu novamente na cidade das Caldas da Rainha e ainda dos vencedores do concurso das SARDINHAS 2021, que infelizmente este ano não teve exposição.

Estamos agora a entrar num período do ano muito agitado no mundo da nona arte, com muitos lançamentos e novidades e, por isso, não faltarão leituras para os próximos meses.

Por aqui continuaremos a mostrar-vos tudo o que lemos, vimos e assistimos. Até breve!

 Vê Aqui: JuveBêDê Nº85