×

Alerta

JUser: :_load: Não foi possível carregar o utilizador com o ID: 533

JuveBêdê

Setembro 2018

Vieram sardinhas de todo o mundo, vieram trabalhos de cartoonistas de todos os continentes. A verdade é que este Verão foi muito animado no que toca a exposições de ilustrações e cartoons. Prova disso é o êxito alcançado por mais uma edição da exposição das Sardinhas, este ano com o mote “Salvem a Sardinha!” e pela 13.ª edição do World Press Cartoon.

É por isso que neste número damos destaque a estas duas exposições, não sem antes vos mostrar outras novidades e lançamentos no mundo da banda desenhada em Portugal e no estrangeiro, e ainda um artigo de Miguel Cruz com o título “Desenvolvimento Sustentável: a BD como meio de sensibilização”.

E quase a encerrar o Verão tivemos a Comic Con Portugal e a equipa do Juvebêdê esteve lá todos os dias. Mas isso fica para a próxima edição.

Boas leituras!

Vê Aqui: JuveBêDê Nº73

Julho 2018

Regressamos finalmente com a nossa primeira edição de 2018 mas para compensar, vem recheada de acontecimentos ligados à banda desenhada.

No primeiro semestre regressámos a Angoulême, por ocasião da 45.ª edição daquele que é considerado o maior festival de banda desenhada da Europa (nesta edição com Cosey como o autor em destaque), visitámos a Cartoon Xira que este ano mudou de local e rumámos a Beja, para visitar as exposições do XIV Festival Internacional de Banda Desenhada.

Esta edição conta, portanto, com as respectivas reportagens destes eventos, mas também com as rubricas habituais e com um artigo, da autoria de Miguel Cruz, intitulado “Histórias de Maio (maduro?)” que nos leva numa viagem por vários livros sobre o tema de Maio de 68.

Boas leituras!

Vê Aqui: JuveBêDê Nº72

Dezembro 2017

O fim do ano é sempre muito intenso no que toca ao mundo da banda desenhada. Temos o Festival Amadora BD, a Comic Con Portugal e o Natal e por isso, muitos lançamentos de livros, muitas novidades. Este final de 2017 não foi excepção.

Nesta edição do Juvebêdê voltamos à Amadora para vos mostrarmos as restantes exposições que não couberam no nosso n.º 70 e claro, trazemos um pouco do que foi a nossa ida à Comic Con, onde participámos na apresentação do novo livro da dupla Filipe Melo e Juan Cavia, “Comer Beber”.

Temos ainda notícias do mundo da banda desenhada, Juve Galeria, lançamentos nacionais e internacionais.

Boas leituras!

Vê Aqui: JuveBêDê Nº71

Novembro 2017

Temos Sardinhas de outra Galáxia, temos o Festival Amadora BD, temos um artigo de Miguel Cruz sobre os Clássicos e um artigo de destaque sobre o novo livro de Astérix.

Temos ainda novidades editoriais, notícias breves, filmes de animação, Juve Galeria e recordações dos 20 anos do Juvebêdê.

Uma diversidade de matérias e imagens para todos os gostos.

Boas leituras!

Vê Aqui: JuveBêDê Nº70

Setembro 2017

A 25 de Abril deste ano inaugurámos a tão esperada exposição “Juvebêdê – 20 Anos em Imagens”, que esteve patente até 6 de Maio na livraria Ler Devagar em Lisboa. Foi com enorme satisfação que recebemos vários amigos, aficionados de banda desenhada e alguns autores, no dia da inauguração.

Ao longo dos dias da exposição, foram centenas as pessoas que visitaram o espaço e viram as ilustrações inéditas de autores nacionais e internacionais que apresentámos. O acontecimento, como falámos no número anterior, assinalou os 20 anos do nosso fanzine em forma de revista, que publicou o seu n.º 1, precisamente em Abril, corria o ano de 1997.

Nesta edição n.º 69 vamos então mostrar as imagens da nossa exposição e atualizar o que se tem feito na nona arte ao longo dos primeiros meses de 2017, desde publicações a eventos diversos.

Os outros destaques vão para o regresso do World Press Cartoon na sua 12.ª edição, para a 18.ª edição do Cartoon Xira e que incluiu também a exposição “Quino 60 anos de humor”.

Boas leituras!

Vê Aqui: JuveBêDê Nº69

Abril de 2017
 
E assim, sem quase darmos por isso, passaram 20 anos desde a publicação do Juvebêdê número um, em Abril de 1997, que começou por ter apenas quatro páginas, como suplemento do Juvernal, da Associação Juvemedia. Tudo teve início com a paixão do Miguel Coelho pela banda desenhada, partilhada também pelo Carlos Cunha que cedo começou a participar neste fanzine em forma de revista. Mais tarde juntou-se a Alexandra Sousa, na ajuda a traduções, entrevistas e fotografias. Hoje em dia a equipa é composta apenas pela dupla destes dois últimos elementos que com um enorme gosto pela nona arte escrevem e editam a publicação quatro vezes por ano e gerem diariamente o blogue com o mesmo nome, assim como a página do facebook e do Instagram.

Ao longo de duas décadas e 67 edições, o Juvebêdê tem inúmeras recordações para partilhar com os seus leitores. Ilustrações/autógrafos inéditos de grandes autores nacionais e internacionais, fotografias, entrevistas, números especiais, bandas desenhadas inéditas, exposições, momentos inesquecíveis. Algumas destas recordações iremos publicar ao longo das edições deste ano mas muitas delas serão reunidas na exposição Juvebêdê – 20 Anos em Imagens, que estará patente de 25 de Abril a 6 de Maio na Livraria Ler Devagar, na LX Factory, em Lisboa e também neste número especial. É pois com muita satisfação que vos apresentamos as próximas páginas, que constituem para nós um verdadeiro tesouro.

Não podemos deixar de agradecer a todos aqueles que ao longo destes últimos 20 anos colaboraram connosco de alguma forma e que ajudaram a fazer este projecto crescer, desde argumentistas, desenhadores, editores, designers, apoiantes, patrocinadores e outros intervenientes. Obrigado!
 
Vê Aqui: JuveBêDê Nº68