×

Alerta

JUser: :_load: Não foi possível carregar o utilizador com o ID: 533

JuveBêdê

Maio 2020

 

Não é fácil escrever este editorial, nem é fácil esta época em que vivemos. Com atrasos provocados por contingências diversas, a conclusão desta edição do Juvebêdê, datada de Dezembro de 2019, dá-se em plena fase de quarentena nos primeiros meses de 2020. Nesta enorme cambalhota que deu a nossa vida, tanto ao nível pessoal como profissional, todos estamos a reinventar-nos e no mundo da banda desenhada não será diferente. No panorama nacional, autores, ilustradores, editores e livrarias (principalmente as mais pequenas e especializadas) estão a ver-se a braços com uma enorme crise e a tentar sobreviver. Mais do que nunca temos de nos ajudar uns aos outros, deixar cair picardias e rivalidades e fazer tudo para que a nona arte em Portugal se mantenha e retome um caminho positivo. Isso passa por divulgar o trabalho de quem se dedica ao mundo dos quadradinhos, por comprar livros online, por apoiar e incentivar quem está mais frágil. Vamos a isso?

Quanto a este número 79, embora já fora de época, não podemos deixar de publicar a nossa reportagem sobre a 30.ª edição do Amadora BD, de onde destacamos a presença de Ruben Pellejero, com quem estivemos à conversa no auditório a convite da Arte de Autor. Claro que mantemos as sugestões de leitura de edições recentes, as rúbricas habituais e um artigo assinado por Miguel Cruz.

Apenas uma nota sobre um assunto que falaremos noutra edição. O falecimento de Uderzo em plena pandemia a 24 de Março de 2020 deixou-nos também mais pobres. Mas com um profundo sentimento de gratidão pela herança que nos deixou e pelos momentos que nos proporcionou.

Boas leituras!

 

Vê Aqui: JuveBêDê Nº79

Dezembro 2019

 

Depois de um intervalo onde tanto aconteceu neste universo da banda desenhada, ilustração, cartoon e animação, regressamos para vos mostrar o que andámos a ver. No início do Verão, como todos os anos, fomos à exposição das Sardinhas, este ano com o mote “100% Sardinha”. Quase a chegar ao Outono foi a vez de rumarmos ao Passeio Marítimo de Algés, para mais uma edição da Comic Con Portugal, onde passámos por várias experiências, para além do contacto com autores de banda desenhada. Tudo isto destacamos neste número do Juvebêdê e ainda o mais recente álbum de Astérix - “A Filha de Vercingétorix” – lançado em Outubro, sendo a 38.ª aventura da série.

Para além de tudo isto, e como em todas as nossas edições, damos nota das várias novidades editoriais e outras notícias do mundo da nona arte.

Boas leituras!

 

Vê Aqui: JuveBêDê Nº78

Outubro 2019

Cá estamos nós com mais um número do Juvebêdê e com tanto para contar, principalmente sobre as exposições que fomos ver. Falamos de mais uma edição da Cartoon Xira e também de duas outras exposições que visitámos no Museu Bordalo Pinheiro: “Semana Ilustrada” e Benjamin Rabier – Ilustrações para o Romance da Raposa”.

Damos ainda destaque a mais uma edição do World Press Cartoon e aos 50 anos de Tintin na Lua.

Como sempre damos conta das várias novidades editoriais que têm vindo a ser publicadas e outras notícias sobre o universo da banda desenhada e muito mais!

Boas leituras!

Vê Aqui: JuveBêDê Nº77

Julho 2019

Este número 76 do Juvebêdê leva-nos de Coimbra a Beja: em Março estivemos na 4.ª edição da mostra Coimbra BD que, entre variada programação, teve como atracção principal o autor Étienne Schréder e em Junho rumámos ao Alentejo, para o XV Festival Internacional de BD de Beja, evento que cresce e melhora de ano para ano, com mais e melhores exposições e atrações, destacando-se a presença de autores de renome. Nesta edição, falamos ainda de Geraldes Lino, que nos deixou em Fevereiro e da homenagem que lhe foi feita e também da exposição da Ovelha Choné, ou melhor, A Magia dos Estúdios Aardman, que esteve patente no Museu da Marioneta.

Temos, por isso, muita coisa para vos contar e mostrar, para além das habituais rubricas e dos muitos lançamentos de novidades editoriais que aconteceram face a todos estes eventos ligados ao mundo da banda desenhada, ilustração, cartoon e cinema

Boas leituras!

Vê Aqui: JuveBêDê Nº76

Março 2019

Depois da Comic Con de Setembro, no final de Outubro e princípio de Novembro o mundo da banda desenhada teve, como de costume, mais uma edição do Amadora BD. A edição de 2018 esteve envolta de comentários pouco positivos sobre a inércia da organização mas ainda assim, um evento como este, não deixa de ter destaque pelas exposições, autores presentes e novidades editoriais que foram anunciadas por ocasião do festival. A ver vamos como será a edição dos 30 anos desta iniciativa da Câmara Municipal da Amadora.

Para já resta-nos esperar e desejar que 2019 seja fértil em novas publicações e exposições no mundo da BD, num ano em que se celebram aniversários emblemáticos como os 90 anos de Tintin, 60 anos de Astérix e os 50 anos de Comanche. Também no campo do cinema de animação e outros filmes, prevê-se um ano em cheio com o Astérix, Rei Leão, Dumbo, Pikachu, Hellboy, Capitão Marvel, Toy Story 4, Lego 2, Pets 2, Frozen 2, Aladino, entre muitos outros.

Boas leituras e bons filmes!

Vê Aqui: JuveBêDê Nº75

Dezembro 2018

O grande destaque desta edição vai para a Comic Con Portugal e para as grandes mudanças que o evento teve este ano. Desta vez a equipa do Juvebêdê acompanhou os quatro dias e não perdeu pitada. Sessões de autógrafos, conversas com autores, ante-estreias, teatro, gaming, cosplay e as experiências mais diversas. Tudo isto num só evento de características únicas que captou ainda mais visitantes e bateu o record com quase 109.000 visitantes!

Dentro da Comic Con destacamos a conversa com o autor Mauricio de Sousa, que atraiu dezenas de fãs. Para além de outras novidades no mundo da nona arte, este número conta ainda com nova participação de Miguel Cruz com o seu artigo “O Mundo à nossa volta e o nosso Mundo”.

Boas leituras!

Vê Aqui: JuveBêDê Nº74